Triciclos Dicas

Trail

O trial é somente uma medida mas é o que vai proporcionar mais ou menos facilidade na direção das motos e triciclos. Quando esta medida está desfavorável, ou seja, a geometria da frente (em motos ou triciclos) não é boa, observamos efeitos desagradáveis e até perigosos, cujos os principais são:  instabilidade na direção em velocidades altas em retas e/ou dificuldade de "atacar" as curvas corretamente.

Por isso algumas pessoas que constroem triciclos usam artifícios, alguns funcionam outros não funcionam. Uns costumam usar amortecedor na direção, para evitar a instabilidade, outros utilizam uma frente mais pesada e/ou roda dianteira mais larga procurando compensar baixa capacidade de fazer curvas.

Nada disso é necessário quando o trial esta correto. Pra TRICICLOS esta medida está entre 2,5 e 5 cm. Com esta medida será possível ter estabilidade em altas velocidades e fazer bem curvas, respeitando o fato de ser um triciclo e não um Porshe ou um R1.

Diferente do que alguns pensam, mais trial (15 ou 20 cm) não será melhor pois vc terá mais estabilidade em velocidades altas e nenhuma capacidade de fazer curvas. Quanto mais fechada for a curva pior será.

Por outro lado não é difícil encontrar na prática trial 0 (zero) e até negativo, extremamente perigoso para dirigir.

Obs: O trial está entre 10 e 15 cm para motos "estradeiras", que tem mais trial do que as motos esportivas que tem um projeto voltado para melhor performance nas curvas, portanto trial bem menor, o que fica evidente pela menor inclinação do garfo.

A geometria* é a seguinte:



* A geometria é a mesma para triciclos ou motos.

Para uma boa referencia sobre isso visite também o site http://trikerdon.50megs.com/raketrailtrike.htm (Em inglês).

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DICAS DO MOTOR DO FUSCA



      Fuscas têm motores antigos, com distribuidor, platinado, estas coisas...
      Eventualmente, é possível colocar um distribuidor de Kombi, sem platinado,
      mas permanece a necessidade de manter o motor "no ponto". Isto é feito
      facilmente, em sua própria casa!
      A receita a seguir, foi colocada no Fórum pelo Alexandre Sousa (Ansousa) e
      diz, passo a passo, como fazer:
      Se o carro está funcionando legal é porque você não errou a ordem dos
      cabos certo?
      O Buggy tem ignição eletrônica ou é convencional com platinado? Na
      convencional, troque o condensador sem perdão pois não custa nada e não é
      possível testá-lo e quando está com problemas não é fácil detectar se o
      defeito é dele ou do resto do sistema de ignição.
      VERIFIQUE O PLATINADO
      O Platinado está legal? os contatos estão gastos por igual ou tem um mais
      gasto que o outro? Se tiver, foi pelo defeito do condensador. Se estiver
      pouco gasto pode lixar os contados com uma lixa bem fina (use lixa d´água
      - sem água - dobre-a, de modo que fique dois lados da lixa aparecendo,
      coloque entre os contatos e lixe os dois contatos ao mesmo tempo, com a
      mola do platinado atuando para os contatos ficarem paralelos.
      AJUSTE A FOLGA DO PLATINADO
      A folga do platinado está ok? Para ajustar na folga ideal é preciso
      colocar qualquer um dos cames (são os quatro ressaltos) da árvore do
      distribuidor na posição em que o platinado fique o mais aberto possível.
      Sem desmontar o distribuidor, com a tampa fora, gire o volante do motor ou
      com o carro em 4a. marcha empurre o carro para frente ou para traz até
      chegar na posição de abertura máxima.
      Com um calibrador de lâminas, coloque 0,4 mm de abertura. A lâmina precisa
      deslizar entre os contatos do platinado. Na emergência você pode usar um
      pedaço do papelão da caixa do próprio platinado para colocar a folga.
      AJUSTE ESTÁTICO DO PONTO
        Coloque o volante do motor com a marca da polia voltada para cima
        (empurre o carro em 4a. marcha ou gire a polia com cuidado). Olhando de
        cima, a marcação da polia (pequeno corte em "V"), deve ficar alinhada
        com a emenda das carcaças do bloco do motor. Nesta posição o rotor deve
        estar apontando "mais ou menos" para o cabo do cilindro no. 1. e um
        traço do rotor coincide também com uma ranhura no corpo do distribuidor.
        OK?
        DESENGRENE O CARRO E PUXE O FREIO DE MÃO para que o volante motor NÃO
        saia da posição.
        Com o distribuidor ainda sem a tampa, afrouxe um pouco a porca do
        parafuso que prende a base do distribuidor, apenas o necessário para que
        você consiga gira-lo um pouco.
        Retire o cabo que entra na bobina.
        LIGUE a chave de ignição SÓ PARA ACENDER o painel, certo?
        Agora D-E-V-A-G-A-R gire o rotor no sentido HORÁRIO até que o platinado
        fique completamente fechado - a regulagem anterior do platinado é
        importante por isso. Se aquela estiver fora, o ponto já começa a ficar
        fora aqui.
        Quando ele ficar todo fechado, novamente D-E-V-A-G-A-R gire no sentido
        ANTI-HORÁRIO até sair uma centelha entre os contatos do platinado . Vai
        fazer um barulhinho -click (este o processo de aumento do valor da
        centelha pela interrupção do condutor que tinha falado). Se você passar
        dessa posição volte o distribuidor um pouco e faça o movimento de novo
        D-E-V-A-G-A-R. Quando saltar a centelha PRONTO, está no ponto estático.
        Aperte a porca com o cuidado de não tirar do ponto.
      AJUSTE DINÂMICO DO PONTO
      Para ajustar o PONTO DINÂMICO é necessário montar tudo, tampa cabos, etc.
      para colocar motor para funcionar.
        Com tudo montado, afrouxe novamente a porca de fixação do distribuidor,
        só o necessário para girar o distribuidor e ligue o motor.
        CUIDADO: Agora, com o MOTOR FUNCIONANDO gire D-E-V-A-G-A-R o
        distribuidor (segura pela base e CUIDADO com a CORREIA) no sentido
        HORÁRIO até que a rotação DIMINUA um pouco (quanto mais girar neste
        sentido mais diminuiu a rotação até começar a chocalhar). A partir deste
        ponto, gire no sentido ANTI-HORÁRIO até que a rotação volte a subir e
        atinja uma rotação máxima onde, se continuar a girar neste sentido, vai
        começar a "bater pino". O ponto dinâmico é o ponto em que se obtém o
        limite rotação sem o início da batida de pino.
        Se você achar que este é ponto, DESLIGUE o motor e aperte a porca do
        distribuidor.
        Para COMPROVAR se este ponto está certo, existe 3 meios:
        1o. Ligue novamente o motor. Ele deve pegar "no estalo" (só não pega no
        "estalo"se o carburador estiver com problemas e fora da regulagem da
        mistura e da marcha lenta). NÃO pode girar pesado. Se girar pesado, é
        porque o ponto está muito adiantado. Afrouxe a porca e dê um toque no
        giro para o sentido horário. Ligue novamente. Tem que ligar no "estalo".
        2o. Ligue o carro, puxe o freio de mão e tente sair de 3a. soltando a
        embreagem D-E-V-A-G-A-R até a rotação começar a diminuir quase perto do
        motor "morrer". NÃO pode ser ouvido nenhum barulho de "batida de pino".
        Se ouviu, é porque o ponto ainda está um pouco adiantado. Afrouxe a
        porca e novamente atrase um pouco o ponto.
        3o. É o teste de rua. Ande com o carro e veja se ele está desenvolvendo
        bem ou está "preso".
      OBS: Quanto mais adiantado melhor, no limite máximo de não começar a
      "bater pino".
      O carro "bate pino" quando força o motor, seja na saída de uma ladeira
      numa subida ou quando andar com o carro em velocidade baixa, e com marcha
      alta e acelerar rápido para ver se ele está "batendo".